COMO FUNCIONA O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DO MOTOR

1 de maio de 2021 / 114 / Dicas de Manutenção
Facebook It
Tweet It
Pinterest It

Como Funciona O Sistema De Refrigeração Do Motor

O MOTOR DE UM CARRO PRODUZ MUITO CALOR QUANDO ESTÁ FUNCIONANDO E DEVE SER RESFRIADO CONTINUAMENTE PARA EVITAR DANOS NO MOTOR

O motor de um carro produz muito calor quando está funcionando e deve ser resfriado continuamente para evitar danos ao motor .

Geralmente, isso é feito circulando o líquido refrigerante, geralmente água misturada com uma solução líquida de refrigeração, por meio de passagens especiais de resfriamento. Alguns motores são resfriados pelo fluxo de ar sobre as carcaças dos cilindros com aletas .

Um sistema de refrigeração a água típico com um ventilador acionado pelo motor: observe a mangueira de desvio retirando o refrigerante quente para o aquecedor. A tampa de pressão no tanque de expansão tem uma válvula de mola que abre acima de uma certa pressão.

SISTEMA DE RESFRIAMENTO REFRIGERADO A ÁGUA

Um bloco de motor refrigerado a água e cabeçote de cilindro têm canais de refrigeração interconectados que passam por eles. No topo da cabeça do cilindro, todos os canais convergem para uma única saída.

Uma bomba , acionada por uma polia e correia do virabrequim , conduz o refrigerante quente do motor para o radiador , que é uma forma de trocador de calor .

O calor indesejado é passado do radiador para a corrente de ar e o líquido resfriado retorna para uma entrada na parte inferior do bloco e flui de volta para os canais.

Normalmente, a bomba envia o refrigerante para cima pelo motor e para baixo pelo radiador, aproveitando o fato de que a água quente se expande, torna-se mais leve e sobe acima da água fria quando aquecida. Sua tendência natural é fluir para cima e a bomba auxilia na circulação.

O radiador está ligado ao motor por mangueiras de borracha e tem um tanque superior e inferior conectados por um núcleo a um banco de muitos tubos finos.

Os tubos passam por orifícios em uma pilha de finas aletas de chapa de metal, de modo que o núcleo tenha uma área de superfície muito grande e possa perder calor rapidamente para o ar mais frio que passa por ele.

Em carros mais antigos, os tubos funcionam verticalmente, mas os carros modernos de frente baixa têm radiadores de fluxo cruzado com tubos que funcionam de um lado para o outro.

Em um motor em sua temperatura normal de trabalho, o refrigerante está apenas um pouco abaixo do ponto de ebulição normal.

O risco de ebulição é evitado aumentando a pressão no sistema, o que aumenta o ponto de ebulição.

A pressão extra é limitada pela tampa do radiador, que contém uma válvula de pressão . A pressão excessiva abre a válvula e o refrigerante flui por um tubo de transbordamento.

Como Funciona O Sistema De Refrigeração Do Motor

Num sistema de refrigeração deste tipo, ocorre uma ligeira perda contínua de líquido de refrigeração se o motor funcionar muito quente. O sistema precisa ser reabastecido de vez em quando.

Os carros posteriores têm um sistema selado no qual qualquer transbordamento vai para um tanque de expansão , do qual é sugado de volta para o motor quando o líquido restante esfria.

Como o ventilador ajuda

O radiador precisa de um fluxo constante de ar através de seu núcleo para resfriá-lo adequadamente. Quando o carro está em movimento, isso acontece de qualquer maneira; mas quando está parado, um ventilador é usado para ajudar o fluxo de ar.

O ventilador pode ser acionado pelo motor, mas, a menos que o motor esteja funcionando muito, nem sempre é necessário enquanto o carro está em movimento, portanto, a energia usada para dirigi-lo desperdiça combustível .

Para contornar isso, alguns carros possuem um acoplamento viscoso a uma embreagem de fluido acionada por uma válvula sensível à temperatura que desacopla o ventilador até que a temperatura do líquido de arrefecimento alcance um determinado ponto.

Outros carros possuem ventilador elétrico, também ligado e desligado por um sensor de temperatura .

Para deixar o motor aquecer rapidamente, o radiador é fechado por um termostato , geralmente localizado acima da bomba. O termostato possui uma válvula acionada por uma câmara cheia de cera.

Quando o motor aquece, a cera derrete, expande e empurra a válvula aberta, permitindo que o refrigerante flua através do radiador.

Quando o motor para e esfria, a válvula fecha novamente.

A água se expande quando congela e, se a água de um motor congela, pode estourar o bloco ou o radiador. Portanto, o anticongelante geralmente etilenoglicol é adicionado à água para reduzir seu ponto de congelamento a um nível seguro.

O anticongelante não deve ser drenado a cada verão; normalmente pode ser deixado por dois ou três anos.

Fonte – https://www.howacarworks.com/basics/how-an-engine-cooling-system-works

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List