Como manter a bateria do seu carro funcionando bem

24 de julho de 2021 / 64 / Dicas de Manutenção
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Foto – Pixels / Julia Avamotive

Foto – Pixels / Julia Avamotive

CONFIRA AQUI INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA GARANTIR UMA MAIOR DURABILIDADE DA BATERIA DO SEU CARRO

Muitos motoristas não sabem que a bateria do carro também precisa de cuidados especiais. Formada por placas de chumbo e solução de ácido sulfúrico, que ficam alojados dentro de uma caixa plástica, a bateria é uma fonte acumulativa de energia.

Por isso, antes de instalar novos acessórios, você deve verificar a capacidade máxima da bateria do seu carro para não correr o risco da bateria descarregar antes do tempo.

Acessórios eletrônicos como rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados – como a central de injeção – são aparelhos que possuem a chamada corrente de stand by. Eles demandam mais energia da bateria. A luz acesa também contribui para a descarga antecipada. Isso porque ela puxa energia da bateria quando o veículo está desligado, ou seja, sem estar gerando energia.

Utilizar peças originais é a principal dica para que a corrente stand by não descarregue a bateria. Outra dica importante é antes de instalar qualquer acessório como um som mais potente, é preciso verificar a capacidade máxima da bateria e do alternador. Procure um especialista que possa medir isso de forma correta para que você não fique no prejuízo.

CARRO PARADO TAMBÉM CONSOMEM ENERGIA DA BATERIA

Carros parados também consomem energia da bateria. Nesse caso, se o veículo for ficar parado por mais de 20 ou 30 dias, caso não seja possível deixá-lo com alguém para que ele continue em funcionamento, o correto é desligar o cabo do terminal positivo, a fim de evitar a redução da vida útil da bateria.

CUIDADO COM O ALTERNADOR

Alternador funcionando corretamente também ajuda a manter a durabilidade da bateria. Por isso, é fundamental fazer as revisões periódicas do seu carro, em uma oficina especializada. O alternador é o responsável por fornecer a corrente necessária aos acessórios elétricos e manter a carga da bateria adequada. Quando ele não funciona bem, utiliza mais energia da bateria do que o comum.

FIQUE DE OLHO!

São indicativos de que a bateria chegou ou está próxima do fim de sua vida:

1 – O motor de partida não arranca. No momento de girar a chave, apenas são ouvidos sons de “clicks”;

2 – Os pistões do motor giram devagar: quando a chave é girada, o motor demora a pegar e é percebido uma certa “lentidão” em seu acionamento;

3 – A maioria das baterias possuem um indicador de carga em sua parte superior. Se o indicador estiver verde, significa que a bateria está boa para uso. Se estiver preto, pode significar que a bateria já está no final de vida ou pode ser que ela esteja apenas descarregada.

Fonte – https://www.moura.com.br/blog/dicas-de-como-manter-bateria-do-seu-carro-funcionando-bem/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List