ILHA DO MEL, UM PARAÍSO NO LITORAL DO PARANÁ - Fly Ford

ILHA DO MEL, UM PARAÍSO NO LITORAL DO PARANÁ

28 de fevereiro de 2021 / 66 / Turismo
Facebook It
Tweet It
Pinterest It

ILHA DO MEL, UM PARAÍSO NO LITORAL DO PARANÁ

SEM CARROS E BARULHO DE MOTOR, NA ILHA DO MEL REINA A CALMARIA E O BARULHO DO MAR

Distância São Carlos – Paranaguá

Distância rodoviária: 621 KM
Tempo estimado de viagem: 10 horas a 11 horas.
Velocidade média: 72 km/h

Os turistas que pretendem visitar a Ilha do Mel, no Paraná, devem cumprir diversas exigências para entrar no destino. Entre as principais medidas estão a reserva em um meio de hospedagem com até 24h de antecedência da viagem; passar por aferição de temperatura no terminal de embarque de Paranaguá ou Pontal do Sul; acessar a ilha apenas entre 8h e 20h; e manter o distanciamento social em todos os ambientes. Vale dizer ainda que o uso de máscara é obrigatório em toda a orla e nas praias é exigido distanciamento de 4 m² entre grupos.

Farol das Conchas

Farol das Conchas

A Ilha do Mel está localizada no estado do Paraná, no município de Paranaguá. É uma área de preservação administrada pela IAP (Instituto Ambiental do Paraná).

Para preservar o meio-ambiente e evitar a degradação da Ilha, não é permitido veículos automotores e de tração animal, e o número de visitantes é limitado a 5.000 pessoas por dia.

A locomoção dentro da Ilha é feita por trilhas de terra, que dão a impressão que o lugar parou no tempo.

Só é permitida a visitação em espaços delimitados da Ilha. Uma grande parte de seu território se constitui de área de preservação, onde não é permitido o acesso. Os pontos turísticos de maior destaque na Ilha do Mel são a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de N. S. dos Prazeres, todos abertos à visitação pública.

Estrada da Graciosa

Estrada da Graciosa

A Estrada da Graciosa é o caminho mais bonito para quem quer chegar até a Ilha do Mel sem pressa.

 

Ligando Curitiba às cidades históricas de Antonina-PR e Morretes-PR, pela PR-410, é uma rota histórica que permite ao viajante conhecer as belezas da Serra do Mar.

Ao final da Estrada da Graciosa, você chegará ao município de Morretes-PR, uma charmosa cidade entre a serra e o mar, repleta de casarões históricos e bons restaurantes. Não deixe de saborear o famoso Barreado, prato típico da região.

Morretes

Morretes

 

TRAVESSIA PARA A ILHA DO MEL

A travessia para a Ilha do Mel-PR, pode ser feita saindo de Paranaguá, onde o tempo de  travessia é de aproximadamente 50 minutos e a distância percorrida é próxima de 22 km.

Saindo de Pontal do Sul – PR, a distância até a Ilha do Mel é de apenas de 5 Km, o tempo de travessia é de apenas 15 minutos.

O desembarque pode ser tanto ao lado de Encantadas (4 km) ou ao lado de Nova Brasília (6 km), basta apenas escolher seu destino e reservar sua passagem. (Reservar Travessia).

LOCAL DE EMBARQUE

Contamos com pontos de embarque no continente em Paranaguá-PR e Pontal do Sul-PR. Na ilha do mel os pontos de embarque são nos trapiches  de Encantadas e Nova Brasilia.

Temos convênio com estacionamentos próximos, que assim como nós do GUIA DA ILHA DO MEL, também acrédita que o atendimete ao Turista deve ser impecavél,  e esse diferencial é o segredo para que você e sua familia possam viver momentos inesqueciveis na Ilha do Mel – PR e deixar seu veículo em total segurança.

COMPRAR BILHETE TRAVESSIA

Agende sua travessia de barco com antecedência pelo site – https://www.guiailhadomel.com/travessias

É NECESSÁRIO REALIZAR A COMPRA DO BILHETE DE IDA E O BILHETE DE VOLTA , OS VALORES SÃO POR TRECHO.

 

Embarque Ilha do Mel

Embarque Ilha do Mel

 

O QUE FAZER NA ILHA DO MEL

 Ilha do Mel – PR oferece uma enorme variedade de opções de passeios de barcos, esportes e lazer para os visitantes de todas as idades.

Passeio de barco na Ilha do Mel

Uma experiência inesquecível que conduzirá você pelas mais belas praias e paisagens da Ilha do Mel-PR. Prepare-se para conhecer os cenários mais paradisíacos, com a possibilidade de ver os golfinhos bem de pertinho.

CURTIR AS PRAIAS

As praias da Ilha do Mel estão, sem dúvida, entre as mais bonitas do Brasil. São 30 opções de praias para todos os gostos, desde as mais desertas, como a Praia Grande (praia preferida  dos surfistas), até as mais agitadas, como a Praia de Encantadas (com direito a bares e restaurantes).

VISITAR LOCAIS HISTÓRICOS

Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1975, a Ilha do Mel conta com atrações históricas valiosas, como o Farol da Conchas, idealizado por Dom Pedro e construído com materiais importados da Escócia, ou ainda a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, monumento militar com canhões instalados no alto do Morro da Baleia.

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres

SABOREAR A GASTRONOMIA

Mesmo com uma estrutura ainda mais rústica, a Ilha do Mel possuí excelentes bares e restaurantes onde é possível experimentar deliciosas pratos de fruto do mar, com a possibilidade de curtir uma boa música ao vivo.

PRATICAR ESPORTES DE AVENTURA

A caminhar não é a única forma de se exercitar na Ilha do Mel. Para quem gosta de um pouco mais de adrenalina é possível praticar diversos esportes radicais, como o Standup Paddle, o voo duplo de parapente e também o surf nas ondas perfeitas da região.

AS VILAS DA ILHA DO MEL

A Ilha tem 25 quilômetros de belas praias, desertas ou com pouca urbanização. A população da Ilha se distribui entre algumas pequenas vilas: Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza

PRAIA DA ENCANTADA

No lado sul da ilha está a vila das Encantadas, com boa infraestrutura de recepção turística, restaurantes, lanchonetes e pousadas. Ali está um dos patrimônios naturais mais importantes da Ilha, a Gruta das Encantadas, próxima à Praia do Mar de Fora, voltada para o mar aberto, com boas ondas para surfe. Para se chegar até a gruta, há uma passarela que leva até a sua entrada. Nos finais de semana e na temporada de verão, a noite é animada por bares e forrós bastante animados.

NOVA BRASÍLIA

Localizada na parte mais estreita da Ilha, a vila da Nova Brasília é uma das principais vilas da Ilha. Há uma boa infraestrutura de recepção turística, restaurantes, lanchonetes e pousadas e uma boa vida noturna nos finais de semana e na temporada. A Nova Brasília é o local de entrada para ir ao Farol das Conchas, à Praia Grande e à Fortaleza

FAROL DAS CONCHAS

Próximo à vila de Nova Brasília, numa região pouco habitada, o Farol das Conchas, está localizado no cume do Morro da Concha. É uma construção de 1870, que tem por objetivo orientar a navegação na barra da Baía de Paranaguá. Do alto do farol se tem uma bela vista panorâmica de quase toda a Ilha do Mel e região. Entre o vertente leste do Morro da Concha, próxima ao Farol, e a Ponta do Joaquim, se localiza a Praia de Fora, ou Prainha, um dos principais locais para surfe da Ilha.

Praia do Miguel

Praia do Miguel

 

PRAIA GRANDE

A Praia Grande é um dos locais com menor povoação na Ilha do Mel e, por isso mesmo, com a infraestrutura de recepção menos desenvolvida do que a Encantadas ou a Nova Brasília, embora possua algumas pousadas, bares e restaurantes. Sua principal atração é a Praia Grande, que dá nome ao local, uma grande extensão contínua de praia, com bons locais para surfe.

FORTALEZA DE N. S. DOS PRAZERES

Próxima à Fortaleza se localiza a Baía dos Golfinhos,

notável pela presença de cardumes de botos em suas águas.

A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres está na divisa da parte povoada com a área de preservação ambiental da Ilha do Mel. O acesso, desde a vila de Nova Brasília, é feito à pé pela praia ou, na maré cheia, por uma trilha, com cerca de 4 km de extensão. O complexo da Fortaleza é formado pelo antigo e majestoso Forte de N. S. dos Prazeres, localizada na praia, ao pé do Morro da Baleia, inaugurada em 1769; e pelo complexo de artilharia instalado no alto no Morro da Baleia, datado do início do século XX. A região da Fortaleza possui duas pequenas vilas, a da Fortaleza do Norte e a da Fortaleza do Sul, pouco habitadas e com infraestrutura bem simples de recepção. Próxima à Fortaleza se localiza a Baía dos Golfinhos, notável pela presença de cardumes de botos em suas águas.

 MAPA SAO CARLOS ILHA DO MEL

MAPA SAO CARLOS ILHA DO MEL

Fontes: https://www.guiailhadomel.com/guiahttp://ilhadomel.com/

FOTOS – https://www.guiailhadomel.com/guia

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List