Sistema de Airbag

17 de julho de 2021 / 26 / Dicas de Manutenção
Facebook It
Tweet It
Pinterest It

Como funciona o sistema de air bag do seu veículo.

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE AIR BAG DO SEU VEÍCULO.

A partir do dia 1º de janeiro de 2010 o sistema de airbag em veículos 0 km passou a ser obrigatório no Brasil. Segundo a lei, o item de segurança é indispensável não só para o motorista, mas também para o passageiro do banco dianteiro.

O processo de acionamento desse item de segurança é inteligente, por isso, antes de funcionar, o sistema de airbags considera uma série de parâmetros do veículo, como: desaceleração repentina, velocidade e peso dos passageiros. Em um choque menos grave, ou quando houver uma pessoa mais baixa e leve, o airbag pode inflar em uma velocidade menor, por exemplo.

Outro ponto a ser observado é que, através de sensores que trabalham junto ao airbag, em uma colisão, o carro só irá inflar as bolsas necessárias. Por exemplo: em uma batida traseira, não faz sentido acionar as bolsas frontais. Isso, porque, além de não oferecerem proteção alguma nesse tipo de acidente, vão prejudicar o controle do carro pelo motorista, atrapalhando o uso do volante e a visão.

COMO NÃO SE MACHUCAR COM O AIRBAG DURANTE A COLISÃO

Ainda que contribua bastante para diminuir as lesões durante um impacto, o airbag pode causar o efeito contrário. Além de usar o cinto de segurança, existem outras dicas para evitar que o motorista e passageiros se machuquem em uma colisão. Veja:

Como funciona o sistema de air bag do seu veículo.

É recomendável que o motorista dirija o veículo a uma distância média de 25 centímetros do volante para garantir a proteção correta e não se queimar com o gás que aciona a bolsa de ar;

Seguindo mesma linha, o ideal é que as mãos de quem dirige fiquem posicionadas nas laterais do volante de modo que os braços não se mantenham totalmente esticados;

O passageiro da frente deve estar a pelo menos 40 centímetros de distância do painel;

Nunca fique com os pés sobre o painel, o airbag pode quebrar as pernas do passageiro durante o choque.

DEPOIS DA COLISÃO COMO FICA A MANUTENÇÃO

Caso seu veículo tenha acionado o airbag durante uma batida, todo o sistema deve ser substituído. Aqui estão inclusos: volante, painéis, bolsas, módulo, sensores, cintos de segurança, cabos e chicotes.

No entanto, como todos os itens de um veículo, o airbag também necessita de revisão. Nessa circunstância, fique atento à luz de aviso do airbag no painel de instrumentos, que ficará acesa caso o sistema apresente alguma falha.

Em geral, o kit do item de segurança deve ser trocado a cada 10 anos de uso – mesmo se o carro nunca tiver sofrido nenhum choque.

Fonte – https://www.instacarro.com/blog/tecnologia-automotiva/como-funciona-o-airbag/

Fotos – https://www.seniorsnews.com.au/news/takata-airbag-recall-complete-list-of-affected-car/3398138/

 

 

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List