Uma Road Trip Pelas Cidades Históricas Mineiras, É Viajar Na Nossa História

28 de março de 2021 / 26 / Turismo
Facebook It
Tweet It
Pinterest It
Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

GENTE BOA, SERRAS, ARTE, ARQUITETURA, HISTÓRIA E BOA GASTRONOMIA. AS CIDADES HISTÓRICAS MINEIRAS GUARDAM CURIOSIDADES EM CADA LADEIRA

Minas recebe turistas do mundo todo em busca de uma trip cultural, querendo conhecer seu rico patrimônio histórico. Um passeio pelas ruas de uma cidade histórica mineira te permite mergulhar na história da humanidade.

Elas guardam uma infinidade de tradições do período colonial, que se misturam com vestígios culturais de diferentes épocas. Uma viajem cheia de paisagens fotogênicas, lindas cidades, população hospitaleira, excelente gastronomia e hospedagens aconchegantes.

Fizemos um roteiro de 10 dias dividido em duas partes, partindo de São Carlos, para você poder visitar sem atropelos, as principais cidades históricas de Minas Gerais.

SÃO CARLOS – ATIBAIA

A primeira parte desta road trip brasileira , parte de São Carlos e vai até Tiradentes, distância de 620 km, que leva aproximadamente 6 hs e 45 minutos, sendo boa parte pela BR 381, Rodovia Fernão Dias, que tem um tráfego intenso.

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

ATIBAIA

Se você tiver disposição pode ser feita de uma vez, mas estamos sugerindo fazer uma parada na cidade de Atibaia que fica a 208 km de São Carlos, pernoitar e partir de manhã sedo descansado, já na Fernão Dias, numa viagem de 420 km até Tiradentes.

ONDE FICAR

Separamos 3 opções de hospedagem de diferentes valores bem avaliadas pelo site Tripadvisor

Uma das melhores opções é o Bourbon Atibaia Resort, para facilitar fica do lado da Fernão Dias. Hospedagens luxuosas, restaurantes e todo o conforto para você pernoitar e sair zerinho para Tiradentes.

Rodovia Fernão Dias, Km 37,5, Atibaia – Telefone: (11) 2119-4700 – https://www.bourbon.com.br/hotel/bourbon-atibaia/#Gastronomia

Pertinho da ligação da rodovia Dão Pedro I com a Fernão Dias, a pousada Paiol tem preço acessível, restaurante. Para você descansar antes de ir para Tiradentes.

Estrada Municipal Hisaychi Takebayashi, 9800A, Complemento: Faz. São Jorge – Bairro Usina/ Parque das Nações – Atibaia – https://www.pousadapaiol.com.br/

A opção é só uma paradinha, não vamos gastar muito, é o Itapetinga Hotel, próximo ao centro de Atibaia e não muito longe da Fernão Dias.

Endereço: R. Otávio Passos, 85 – Alvinópolis, Atibaia

Telefone: (11) 4411-4249

https://www.itapetingahotel.com.br/

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

TIRADENTES 2 NOITES

De todas as Cidades Históricas de Minas, Tiradentes foi a que mais sincronizou com a modernidade: fez suas pousadas virarem butique, suas cozinhas ganharem chefs, seu casario se manter pintado e fotogênico, seus festivais atraírem a juventude criativa. Nas ruelas do centro histórico o movimento flutua ao sabor dos feriados, que enchem e desenchem o Largo das Forras, praçona principal da cidade, com charretes com pangarés cansados. Brasilidades e mineiridades forram as prateleiras das lojas por ali: cerâmicas, telas, enfeites de madeira, de ferro, de pedra-sabão, cachaças, geleias, biscoitos, queijos e doces de leite.

Se embrenhe pelas ruas Ministro Gabriel Passos, Direita e da Câmara para ver o resto do centrinho. Não perca museus como o Museu da Liturgia e o Instituto Mário Mendonça. Entre as igrejas, a principal é a Matriz de Santo Antônio, com sua fotogênica fachada amarela e branca e um opulento interior com mais de 480 kg de ouro.

Aos sábados às 13h e às 17h e aos domingos às 11h e às 14h sai o trenzinho maria-fumaça até São João del Rey. O percurso de 12 km é parte da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, é feito numa maria-fumaça e tem vista para a Serra de São José da janelinha. Na estação de São João, um museu conta a origem e crescimento das ferrovias no Brasil,

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

Não deixe de visitar Bichinho, a 6 km de Tiradentes. Distrito da vizinha Prados, entrou no mapa turístico graças a iniciativa de Antônio Carlos Bech, conhecido como Toti, que chegou por ali em 1991 e fundou a Oficina de Agosto com o objetivo de ensinar o ofício e gerar renda para a comunidade. Hoje em uma única avenida de terra estão enfileirados uma porção de lojas e ateliês, como a Oficina de Artes e Decoração Anjos Astrais, que faz luminárias com bambu, cabaça e cipó, e os objetos de decoração feitos com terras coloridas de Alex Terra.

ONDE FICAR

Separamos 3 opções de hospedagem em Tiradentes, de diferentes valores bem avaliadas pelo site Tripadvisor

Pousada Brisa da Serra está localizada em uma área tranquila do Centro Históricos. As avaliações para conforto, limpeza e localização são muito boas. A área externa possui piscina, espreguiçadeiras e uma vista privilegiada para a Serra de São José. É uma opção interessante para quem está fazendo uma viagem com família, é uma das melhores pousadas em Tiradentes.

Endereço: R. Santíssima Trindade, 520, Tiradentes – MG

Telefone: (32) 3355-1838

https://www.brisadaserra.com.br/

A Villa Allegrmaé uma pousada de alto padrão, com um preço mais que justo. contando com ótimas instalações: ampla área ajardinada com diferentes ambientes, piscina, sauna, bar, anexo com sala para massagem, sala para hidroterapia, área de estar e estacionamento. A sede social conta com sala de estar com lareira, sala de refeições, sala bom bar e TV e espaçosas varandas.

Endereço: R. Serra de São José, 31 – Parque das Abelhas, Tiradentes – MG

Telefone: (32) 3355-1597

http://www.villaallegra.com.br/

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

A Pousada Papyrus situada no Centro de Tiradentes,tem padrão diferenciado, misturando o rústico com o moderno, para oferecer ao hóspede muito conforto e tranquilidade. Próxima do centro histórico, com uma vista privilegiada da Serra de São José, é uma opção bem em conta para se hospedar em Tiradentes.

Endereço: R. Frei Veloso, 452 – Bairro Pacu, Tiradentes – MG

Telefone: (32) 3355-1739

https://pousadapapyrus.com.br/

ONDE COMER

Tiradentes é referência nacional em gastronomia, seja falando das mais tradicionais receitas ou da alta gastronomia. A cidade sedia um dos mais importantes festivais gastronômicos do país, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.  Não faltam opõoes para todos os gostos e todos os bolsos.

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

Monique Renne (https://guia.melhoresdestinos.com.br/)

Aqui está a primeira parte desta viagem pela história do Brasil, Na próxima parte estaremos visitando as demais cidades históricas e voltaremos para São Carlos. Agora é esperara esta pandemia acalmar e boa viajem.

Fontes:

https://guia.melhoresdestinos.com.br/o-que-fazer-em-tiradentes-205-2642-p.html

https://www.minasgerais.com.br/pt/blog/artigo/cidades-historicas-mineiras-um-mergulho-na-nossa-historia

https://www.carpemundi.com.br/

PRECISA DE AJUDA PARA ENCONTRAR SEU CARRO NOVO?

FALE COM A GENTE
Compare List